Junta de Freguesia

São Sebastião

zWeatherFeed - Basic Weather Feed Example

As Mordomias


As mordomias estão chegar. Há que recordar a mensagem deixada por Senhor Padre Coelho, no último ano que as presidiu:
- Na vila de S. Sebastião, o dia de bodo é festejado como em outras freguesias, mas na consequência do dia das mordomias. Ou seja, na sexta feira anterior, há as mordomias, que consiste: - levar da casa dos mordomos do bodo, para a dispensa do Império o pão, outrora cozido em casa, em cortejo. Este pão transporta-se em açafates de vimes, com toalhas bordada...s, com lindos monogramas, e com rendas, muitas delas antigas do tempo das nossas avós.

- .......Recordo o último ano que o reverendo Padre Coelho de Sousa presidiu a esta cerimónia. No meio da praça fez uma linda oratória, dirigindo-se aos jovens presentes. Apelou que não deixassem morrer esta linda tradição, que tem por base a Devoção, a Fé e a Partilha.
Referiu a rainha Santa Isabel Rainha Santa que transformou rosas em pão, para dar aos pobres, que coroou um pobre. Esta imagem venerada nesta época acompanha esta festa.
Sai na sexta feira nas mordomias, e visita as famílias dos mordomo na sua simplicidade e levando a mensagem da transformação do pão em rosas, do mal no bem. Que estas sejam para todos sem espinhos.
Esta imagem volta a sair sai no sábado de bodo para vir à praça, junto com a coroa do Divino benzer: pão, carne e vinho.
Padre Coelho, responsabilizou-nos a prosseguir e honrar os nossos antepassados, e o que eles nos deixaram, salientando tantos sacrifícios que foram feitos, no modo de viver e de estar. A grande Fé que eles tinham, salientando, tantas as vezes que recorreram ao Senhor Espírito Santo.
Senhor Padre Coelho, parece que colocou nas mãos dos jovens presentes uma missão: a missão de prosseguir, de zelar, de dar continuidade, de cultivar a Fé, para além da tradição. Não há tradição que prossiga, sem a verdadeira Fé.
Padre Coelho era um devote do Senhor Espírito Santo. Vi-o no dia do sismo 80, correr rua da praça abaixo no meio dos escombros e dirigir-se para o nosso Império, onde estava a Coroa do Senhor Espírito Santo. Não se dirigiu à Igreja, mas ao Império, pegou na Coroa e com ela nas suas mãos, foi até ao Adro da Igreja, onde todos juntos rezámos e pedimos protecção........