Junta de Freguesia

São Sebastião

zWeatherFeed - Basic Weather Feed Example

União Sebastianense Futebol Clube


Historial

O União Sebastianense Futebol Clube ”nasceu” a 23 de fevereiro de 1974. A sua primeira modalidade foi o Futebol, sagrando-se campeão da 2ª Divisão da Ilha Terceira na época de 1986/1987 e 1990/1991. A primeira sede do clube foi na Rua da Praça. Mais tarde, o clube adquire a sua sede oficial, na Travessa da Igreja que continua até aos dias de hoje.

No ano de 1999, o USFC apresenta a modalidade de Futsal. Em 2000/2001 participa no 1º Torneio de Abertura de Futsal da Ilha Terceira, onde foi campeão. Em Setembro de 2001, o USFC acolhe uma nova modalidade, o Ténis de Mesa. Um projeto de Francisco Santos, atual Presidente da Junta de Freguesia da Vila de São Sebastião. Desde então, o Ténis de Mesa tem sido a principal modalidade em atividade do clube, preocupando-se com o bem-estar e formação dos jovens da Vila de São Sebastião.

No passado dia 23 de fevereiro de 2014, o USFC comemorou as suas Bodas de Ouro, ou seja, o seu 50º aniversário.

 Secção de Ténis de Mesa

 Na época de estreia do Ténis de Mesa, em 2001/2002, o USFC sagra-se Campeão Regional, sendo que, devido à inexistência de apoios, ficou impossibilitado de subir de Divisão.

Em 2007/2008, o USFC é novamente Campeão Regional, subindo assim à 3ª Divisão Nacional. Na época 2008/2009, fica em 2º lugar na 3ª Divisão Nacional, sendo na época seguinte, 2009/2010, campeão da 3ª Divisão Nacional, subindo assim à 2ª Divisão Nacional de Ténis de Mesa. Com a aquisição de jogadores/treinadores profissionais, o USFC teve um desenvolvimento rápido, tentando, inclusive, a subida ao escalão máximo do Ténis de Mesa nacional, para assim conseguir garantir mais apoios que permitissem um projeto mais aliciante para o clube.

Não tendo conseguido almejar tal proeza de subir à 1ª Divisão Nacional de Ténis de Mesa, o USFC mantém-se, actualmente, na 2ª Divisão Nacional de Ténis de Mesa mas com objetivos diferentes. Isto porque, para a época 2012/2013, o USFC faz uma aposta exclusiva na formação dos nossos jovens atletas, contratando um treinador profissional. É Afonso Vilela, que, com já vários anos como treinador de alguns dos melhores atletas jovens nacionais, foi um dos dois treinadores da Equipa Nacional de Ténis de Mesa nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O USFC passa, desde logo, a jogar na 2ª Divisão Nacional apenas com atletas jovens, da sua formação, tendo inclusive dois atletas com apenas 13 anos de idade, Pedro Santos e Rodrigo Costa. O USFC acabou mesmo por conseguir a manutenção na 2ª Divisão Nacional, onde participa nesta época, com a ajuda do jogador/treinador nigeriano Olugbenga Anthony, que veio para o clube com o objetivo de ajudar os nossos jovens atletas a desenvolverem mais rapidamente o seu jogo.

Na época passada, o USFC sagrou-se Campeão Regional por equipas no escalão de Cadetes Masculinos, o primeiro título regional nos escalões de formação na história do clube. Nesta época, e, sensivelmente, há um mês, o USFC dominou, por completo, o Campeonato Regional de Cadetes Masculinos, realizado na Ilha do Pico, tornando-se Bi-Campeão Regional por Equipas e conquistando os três primeiros lugares do pódio na competição individual, sendo Rodrigo Costa o primeiro Campeão Regional nos escalões de formação da história do clube. Para além do Rodrigo Costa, fazem parte desta “geração de ouro”, Gonçalo Bolarinho, Gustavo Bizarro e Pedro Santos.

 

Aniversrio do Clube