22 de Fevereiro de 2024 - 06:39 Vila São Sebastião, Portugal

19 de Janeiro de 2022 - 19:00 - Vila São Sebastião, Portugal

JUNTA DE FREGUESIA

Vila São Sebastião

Toalha de nosso Senhor

Era uma toalha do enxoval das noivas até há 50 anos atrás, com dimensões de mais ou menos metro e meio, feita de um pano fino, cambraia ou linho, consoante as posses das pessoas, com renda a toda a volta e bordada caprichosamente sempre a branco, às vezes, à richelieu e, nalguns casos, com símbolos eucarísticos ( cálice, espigas, uvas) A sua finalidade principal…

Escudo Vila de São Sebastião

Sempre me lembro de ouvir falar de toiros e touradas. Da história desta ilha, salienta-se a bravura do seu gado e a valentia do seu povo. Imaginando-o conduzido por Brianda Pereira de encontro aos Castelhanos, na batalha da Salga em 1581. Os touros fazem parte da nossa existência como terceirenses…

Lavar a roupa na ribeira
Load More

End of Content.

Nascente do Cabrito, descoberta por: Esta água foi descoberta por P.e José Patrício Drumond, em 1838, dentro de uma vastíssima caverna, numa propriedade pertencente a José Maria do Amaral, aos Cinco Picos, esse riquíssimo manancial, cuja produção média, se tem verificado, é de 12 milhões de litros por dia (3.155 palhas)...

Tradição das papas grossas

Quinta feira Santa, dia da Última Ceia do Senhor. Nesta nossa Vila desde que me conheço, desde o tempo em que o meu pai trazia o leite das suas vacas, para casa na carroça, neste dia íamos levar canecas de leite e toda a vizinhança a quem não o tinha, a familiares e amigos, por alma dos defuntos da casa. Era assim…

Histórias da história

Com o grande desenvolvimento que a mecânica tem tido nestes últimos decénios, alguns trabalhos rurais, que eram penosos e duros, foram transformados de tal maneira que, por vezes, mais parecem brincadeiras de criança.
As debulhas do trigo, as sachas do milho, a confecção da manteiga e do queijo e os transportes de cereais ou outros artigos, que tantas…

As Mordomias

Na vila de S. Sebastião, o dia de bodo é festejado como em outras freguesias, mas na consequência do dia das mordomias. Ou seja, na sexta feira anterior, há as mordomias, que consiste: – levar da casa dos mordomos do bodo, para a dispensa do Império o pão, outrora cozido em casa, em cortejo…

Compartilhar: