Era uma toalha do enxoval das noivas até há 50 anos atrás, com dimensões de mais ou menos metro e meio, feita de um pano fino, cambraia ou linho, consoante as posses das pessoas, com renda a toda a volta e bordada caprichosamente sempre a branco, às vezes, à richelieu e, nalguns casos, com símbolos eucarísticos ( cálice, espigas, uvas) A sua finalidade principal…
Sempre me lembro de ouvir falar de toiros e touradas. Da história desta ilha, salienta-se a bravura do seu gado e a valentia do seu povo. Imaginando-o conduzido por Brianda Pereira de encontro aos Castelhanos, na batalha da Salga em 1581. Os touros fazem parte da nossa existência como terceirenses…
Nascente do Cabrito, descoberta por: Esta água foi descoberta por P.e José Patrício Drumond, em 1838, dentro de uma vastíssima caverna, numa propriedade pertencente a José Maria do Amaral, aos Cinco Picos, esse riquíssimo manancial, cuja produção média, se tem verificado, é de 12 milhões de litros por dia… (3.155 palhas)...
Quinta feira Santa, dia da Última Ceia do Senhor. Nesta nossa Vila desde que me conheço, desde o tempo em que o meu pai trazia o leite das suas vacas, para casa na carroça, neste dia íamos levar canecas de leite e toda a vizinhança a quem não o tinha, a familiares e amigos, por alma dos defuntos da casa. Era assim…
Com o grande desenvolvimento que a mecânica tem tido nestes últimos decénios, alguns trabalhos rurais, que eram penosos e duros, foram transformados de tal maneira que, por vezes, mais parecem brincadeiras de criança.
As debulhas do trigo, as sachas do milho, a confecção da manteiga e do queijo e os transportes de cereais ou outros artigos, que tantas…
Na vila de S. Sebastião, o dia de bodo é festejado como em outras freguesias, mas na consequência do dia das mordomias. Ou seja, na sexta feira anterior, há as mordomias, que consiste: – levar da casa dos mordomos do bodo, para a dispensa do Império o pão, outrora cozido em casa, em cortejo…