
-
Travessa da Misericórdia nº17
Vila de S. Sebastião, 9700- 632
Angra do Heroísmo - 295904102
- Email: santacasassebastiao@sapo.pt
- http://facebook.com/SCMVSS
- Provedor: Paulo Melo
A Santa Casa da Misericórdia é uma instituição de solidariedade social, cuja missão é ajudar pessoas carenciadas e com necessidades especificas.
Esta instituição possui serviços de apoio a diversos níveis:
– Centro de dia: Para idosos ou necessitados que necessitam de abrigo e cuidados durante o dia (Aberto das 07h45 às 18h00);
– Prestação de cuidados de higiene e conforto ao domicilio;
– Confecção e distribuição de alimentação aos idosos e necessitados;
– Centro de convívio: que se reúne à 5ª feira, juntando os idosos da freguesia;
O centro ainda se encontra em contacto com o Banco Alimentar a fim de referenciar famílias carenciadas que necessitem de ajuda para a alimentação.
Poucos anos depois de ser elevada a vila, em 20 de Dezembro de 1516, foi fundada a Misericórdia local, com sua capela, inaugurada em 1 de Junho de 1571. Os seus primeiros legados remontam, no entanto, a 1535. Em Abril de 1610, vivendo uma época de pujança tendo em funcionamento um pequeno hospital, passou a dispor de privilégios iguais aos de Angra, No entanto a sua atividade veio a esmorecer ao ponto de por alvará de 17 de maio de 1860 ser determinada a sua extinção. A sua atividade foi retomada com sucesso já nos anos 80. Apesar dos altos e baixos mantém a sua ermida aberta ao culto desde julho de 1571, na qual se realiza a festividade em honra de Santo Antão.
Nas décadas de 50/60 a Santa Casa da Misericórdia da vila de São Sebastião, instituição Particular da Segurança Social (IPSS), prestou serviço na área da saúde à população mais carenciada em vários componentes, tais como medicina geral, dentaria e serviço ao domicílio todas as vezes que os doentes necessitavam, através do seu hospital.
A partir das décadas acima referidas cessou quase por completo as suas actividades excepto a festa em honra dos Santos Amaro e Antão protectores dos animais e também da população que faziam promessas quando tinham doenças graves tais como cancro da mama, fracturação de qualquer membro do corpo.
A festa continua a ser celebrada no domingo mais próximo do dia 15 de Janeiro, dia de Santo Amaro, que consta de uma missa solene e de seguida arrematação das ofertas da população pelas graças recebidas dos referidos Santos.
A partir da década de 80 foi novamente restruturada a sua actividade com varias valências tais como Centro de convívio, Centro de Dia, Apoio ao domicílio e iniciou-se um protocolo com o Banco Alimentar que actualmente agrupa no seu total, e todas as valências, cerca de 200 pessoas.
Devido ao aumento bombástico, que temos sofrido de forma muito positiva a nível de utentes para a instituição, vimo-nos obrigados a começar uma das mais importantes empreitadas no nosso período de existência. Este novo edifício que estamos a construir vai servir para melhorar a nossa prestação de apoio ao domicílio tanto a nível de refeições como de higiene e para que a nossa resposta de apoio ao idoso seja feita de forma mais abrangente, como por exemplo, o serviço nocturno de cuidados ao idoso dentro das novas instalações.
Todo um crescimento necessário para ajudar/apoiar todos aqueles que mais necessitam.