22 de Fevereiro de 2024 - 07:06 Vila São Sebastião, Portugal

19 de Janeiro de 2022 - 19:00 - Vila São Sebastião, Portugal

JUNTA DE FREGUESIA

Vila São Sebastião

O Carnaval

Está a chegar o Carnaval. É com muita alegria e dinamismo e empenho, que neste fim de semana o Carnaval sénior sobe aos palcos, para revelar os seus dotes, não esquecidos com o passar dos anos. Pois esta coisa de envelhecer é uma questão que tem muito que se lhe diga. Estes jovens séniores, viveram numa época em que os bailes de carnaval eram bem diferentes. Só homens, exibiam-se na rua, corriam a casa dos dançarinos. Atuavam no terreiro ou na praça e visitavam uma ou duas freguesias mais próximas. O tempo passou, eles mudaram, mudaram no tempo cronológico.

 

Mudaram a sua postura de estar no tempo e com o tempo. Os bailinhos de carnaval também mudaram, mudaram a sua forma, estrutura, composição, e forma de atuar. O Tempo de Carnaval aumentou, como se fosse possível extravasar ou fantasiar ou melhorar/alegrar as amarguras da vida.
Estes artistas séniores parecem estar a viver o que de algum modo não viveram no tempo cronológico da sua juventude, ou a prolongar a vida de uma forma alegre e agradável, mantendo-se jovens no tempo atual. Só com este raciocínio se percebe a tão motivadora aderência destes jovens vividos aos palcos. É de louvar esta postura. É um sinal que se pode viver em qualquer tempo, com a mesma vivacidade do tempo da juventude ou da idade adulta.
Hoje eles têm todo o tempo do mundo. Transmitem-nos alegria e uma lição de vida: Tristezas não pagam dividas. Vive-se um dia de cada vez, porque ninguém sabe o dia de amanhã.
Feliz vivência a todos os que participam nesta nova manifestação de cultura popular; verdadeiro teatro.

Texto: Maria Filomena Martins

FESTAS DO SR. ESPÍRITO SANTO

A vila oferece pela altura do culto ao espirito santo as tradicionais mordomias onde se mistura o religioso com o profano, esta festa de cor, alegria, convívio entre família e amigos numa partilha de pão e vinho e de outras iguarias acompanhadas ao som das tocatas da nossa filarmónica que encanta todos os que participam. Esta festa representa uma homenagem à espirito santo uma forma de agradecimento do povo, das horas de sofrimento que tiveram e com ajuda do poder divino voltaram a ter animo e saúde.

Festa de SantAna

Festa de São Sebastião- O Padroeiro

Galeria de Fotos

Festejar
Festejar
Festejar
Festejar
Festejar
Festejar
Festejar
Festejar
Festejar
Festejar
MOstrar mais

Já não tem mais fotos para mostrar

Compartilhar: